Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi claramente condicionado, desde o início, pela topografia e morfologia do terreno e surge a partir da transformação desses limites. A topografia, muito marcada, desce abruptamente em duas direções enquanto a morfologia se fecha para fora e se abre para dentro, deixando uma frente mínima para o desenvolvimento da fachada, tudo isso somado a rigorosos padrões de projeto, exigindo a colocação de alguns usos com entrada direta do lado de fora, como o zeladoria, espaços comuns para crianças, ou o AMPA e também incentivar a entrada de um caráter institucional.
Portanto, o edifício precisa ser anexado ao único ponto de contato com a estrada principal com a área máxima possível. Daí a morfologia em forma de "U" que se abre abraçando a área de recreio e elevando a fachada ao máximo admissível. O edifício está implantado ao lado da única via de acesso atual do terreno, desenvolvendo todo o programa educacional em um volume compacto que se desenvolve na parte superior do mesmo, deixando o restante da área para espaços externos.
Além disso, a forte inclinação da rua é usada para propor a entrada de crianças e a escola primária em diferentes níveis, simplificando os fluxos internos da escola e facilitando a coleta de crianças no exterior. A inclinação da rua de acesso nas duas extremidades do terreno é, portanto, crucial para o projeto.
Essa premissa também é utilizada para estabelecer outros acessos diferenciados ao centro educacional, como o acesso rodoviário para veículos de abastecimento e estacionamento, localizado na extremidade inferior da via. Aproximadamente no centro da linha de fachada é o acesso geral ao centro, assumindo, para fins práticos, a ausência do térreo e do primeiro andar, e empregando dois níveis de acesso autônomo e claramente diferenciados.
No pavimento inferior, o nível educacional das crianças é desenvolvido pela primeira vez, com um patamar que se conecta diretamente com os espaços comuns. As salas de aula para crianças são equipadas com seus terraços externos e seus playgrounds, completamente separados de outros usos. Na zona central, com acesso independente do nível educacional infantil e do primário, o refeitório é elevado, com a cozinha e as instalações do prédio, localizadas em depressão em relação à rua, mas com acesso direto para suprimentos. Na parte central da rua há acesso ao centro, com a área de administração e a maior parte do nível primário de educação.
Busca-se a criação de um edifício compacto que supõe uma entidade e que, embora austera, seja vigorosa e marcante. O resultado é um volume que se adapta generosamente à topografia existente e é estruturado de forma clara tanto em volume quanto em diferenciação de usos.
Do ponto de vista construtivo, este tipo de edifício é caracterizado por materialidade austera e simplicidade construtiva, de modo que o componente plástico, neste caso, é baseado no uso de tijolo de concreto branco. Este tijolo gera uma textura limpa que acompanha os limites que definem os volumes.
Além disso, envolve o uso de um material resistente, durável e fácil de colocar no local, respondendo assim às exigências impostas pelo cliente. É, portanto, um "projeto-resposta" que gera seu discurso a partir das imposições físicas e de abordagem.